quarta-feira, 21 de março de 2012

ENCONTRO DE MARÇO - HUMANIZAÇÃO!



 No dia 21 de março de 2012, realizamos mais um encontro do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos, com a presença do Dr. Manoel Geraldo de Freitas Ferreira, DRS IX Marília - CDQSUS (Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS) que falou expressivamente sobre Humanização no SUS, o HumanizaSUS. Focando os princípios do SUS, e a Política Nacional de Humanização, os desafios e dificuldades dessa política, bem como resgatando a importância de sua efetivação através do protagonismo dos profissionais, usuários e gestores envolvidos com a prática. A necessidade da Educação Permanente, da reflexão sobre o processo de trabalho, e o compromisso com a produção de sujeitos, com a resolutividade do SUS e da racionalização dos medicamentos.
Após a exposição, se iniciou uma discussão sobre o tema, a qual foi muito rica, válida e instigadora, fazendo com que levantássemos inúmeras questões a serem vistas e pensadas em nossos municípios.
Então, finalizamos destacando a presença da Articuladora de Saúde Mental do DRS IX Marília, Dra. Maria Inês, bem como de sua equipe, da Dra. Cássia, médica psiquiatra de Ourinhos e Salto Grande e parabenizando Santa Cruz do Rio Pardo pelo prêmio recebido no Congresso de Secretários de Saúde pelo trabalho em rede intersetorial de cuidados ao dependente químico, estendendo as felicitações para toda a região que há mais de um ano e meio vem discutindo questões relacionadas com essa temática, sendo, portanto, um reconhecimento do trabalho de todos, o qual tem sido desenvolvido na região com relação à saúde mental.
Encerramos com a confraternização e o lanche que teve a colaboração dos municípios de Bernardino de Campos e Espírito Santo do Turvo.
Estiveram representados os municípios de: Bernardino, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo e São Pedro do Turvo (CGR de Ourinhos). Além dos representantes do Departamento Regional de Saúde de Marília DRS IX, COAS, da Assistência Social, Educação, Universidades, Usuários, Conselhos, Hospital de Saúde Mental, Associações, Poder Judiciário, Conselho Regional de Psicologia subsede Assis (CRP) e Fórum de Saúde Mental de Assis, com a participação de 54 pessoas.

Próxima reunião dia 18/04/2012, às 13h30, no auditório da Faculdade Estácio de Sá em Ourinhos, com a presença da Dra. Sueli Terezinha Martins (UNESP Botucatu) que falará sobre Apoio Matricial e Projeto Terapêutico Singular.
Até lá!!!


domingo, 4 de março de 2012

SUGESTÃO DE MATERIAL PARA LEITURA - HUMANIZAÇÃO

Nos preparando para nosso próximo encontro do Fórum, no dia 21 de março, às 13h30, na Faculdade Estácio de Sá, segue o link em que é possível ter acesso às cartilhas da Rede HumanizaSUS. Boas leituras!
fac-símile da capa da cartilha de accr
http://www.redehumanizasus.net/node/57