quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Memória encontro do Fórum!

Encontro do Fórum em Espírito Santo do Turvo





No dia 20 de fevereiro de 2013, às 14 horas, na Câmara Municipal do município de Espírito Santo do Turvo/SP situada à Av. João Dias Junior, ocorreu o primeiro encontro do decorrente ano do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos.
Neste participaram profissionais de diversos setores das Instituições Públicas dos municípios de Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, bem como representastes da Comunidade Terapêutica Rainha da Paz do município de Cerqueira Cesar.
Iniciou-se com o acolhimento da vice-prefeita – Rosa Maria Turin Negrão da Silva Pinto e da Diretora de Saúde – Erica, as quais agradeceram a presença de todos e enfatizaram a felicidade do município em estar sediando a primeira reunião do Fórum de 2013, explanando que os assuntos abordados são de grande relevância para todos os municípios presentes.
Em seguida a psicóloga Damaris informou o endereço do e-mail e do blog para acesso e socialização de informações.
Dando seqüência cada participante se apresentou explanando o nome, ocupação e município que ali estava representando.
            Após, discutiu-se alguns procedimentos adotados pelos municípios em relação a internação compulsória, sendo ressaltada a importância do apoio da família nestes casos e, ainda, verificar se esta é a melhor alternativa para o tratamento, considerando a Reforma Psiquiátrica.
            Em relação aos avanços e experiências vivenciadas pelos municípios, os participantes de Espírito Santo do Turvo explanaram que está sendo realizadas reuniões com a rede de serviço do município periodicamente, foi iniciado os grupos de álcool e outras drogas, nos quais participam os dependentes e seus familiares e iniciaram-se oficinas terapêuticas.
            Foi reforçada a importância da territorialidade e do trabalho em rede, bem como do trabalho com as famílias para se obter avanços nesta temática.
Em seguida buscou-se levantar sugestões e propostas acerca do planejamento dos Fóruns para o ano de 2013, sendo decidido continuar realizando as reuniões do Fórum mensalmente e itinerante, ressaltando que os municípios que sediarem os encontros deverão tomar todas as providências necessárias para sua realização.
Levantou-se como sugestão que os municípios convidem outras Instituições para participar dos encontros do Fórum e que cada município retome as reuniões intersetoriais nos mesmos.
Como proposta levantou-se formar uma comissão para conversar com as Diretorias de Ensino, Fóruns, Hospital de Saúde Mental de Ourinhos e Segurança Pública para tratar da temática.
Decidiu-se as datas dos encontros dos próximos Fóruns, sendo: 20/03, 17/04, 15/05, 19/06 e 17/07, sendo enviado por email os municípios e os locais que sediarão.
O participante Guilherme informou que ocorreu o 4º Saúde da Roda em dezembro de 2012, onde se discutiu sobre que espaço é esse que participamos, o Fórum. A Frente Estadual Antimanicomial levantou a proposta criação de núcleos regionais da frente no interior e caso algum participar do FPISMO queira participar como voluntário, pode se colocar à disposição.
Finalizando, foi proposto para o próximo encontro do Fórum que cada participante reflita sobre “o que é um fórum e qual o seu papel”.
Assim, encerrando foi servido lanche oferecido pelo município de Espírito Santo do Turvo.

Espírito Santo do Turvo, 20 de fevereiro de 2013.