quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CONVITE ENCONTRO SETEMBRO


CONVITE

Convidamos você para participar da 28ª reunião do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos, que ocorrerá no dia 18 de setembro de 2013, quarta-feira, às 14h, no município de São Pedro do Turvo, no Centro de Convivência do Idoso CCI Rua José Venâncio Filho, 149, Centro.
Sua presença é muito importante para nós.
Certos de podermos contar com sua participação, agradecemos.
Atenciosamente.

Participantes do Fórum Permanente Intersetorial
de Saúde Mental da Região de Ourinhos.

Setembro de 2013.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NOTÍCIAS DO ENCONTRO EM IPAUSSU - JULHO

Disponível em 

http://www.gruposcn.com.br/ourinhos/noticia_ler.php?s=4&conteudo_id=8085


Ipaussu sediou fórum da saúde mental



Foi realizada a reunião do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos (26ª reunião) aconteceu no centro comunitario de Ipaussu. No encontro estavam presentes os municípios de Ipaussu, Bernardino de Campos, Canitar , Chavantes ,Óleo , Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Salto Grande. Contamos com a presença do presidente da câmara municipal de Ipaussu Roberto Tiririca G. Perez , diretor da Apae Vinícius Pedraci e conselheiros municipais Conselho Tutelar , Assistência Social , Fundação Ferraz igreja.


Abertura dos trabalhos do Fórum foi feito pelo Secretario Municipal de Saúde Dr Jose Guidugli Filho que falou sobre á importância do encontro no Município de Ipaussu como a busca da melhoria da qualidade de vida dos pacientes e família da saúde mental. Em continuidade do fórum a Psicóloga Damaris discorreu sobre a implantação da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, com base na oficina que havia sido realizada na DRS-Marília no mês de maio, na qual alguns membros do Fórum estavam presentes. Discutiu-se sobre a portaria que a define, os serviços que estão incluídos na proposta da RAPS, as mudanças de acordo com as novas portarias do Ministério da Saúde, com o foco nas mudanças para a região de Ourinhos.

Nesse sentido, conversou-se sobre a região com relação aos leitos psiquiátricos em hospital geral e levantou-se a proposta de convidar os representantes dos hospitais gerais da região para as Reuniões do Fórum. Discutiu-se sobre formas de articular o trabalho com o hospital geral, havendo a troca entre atenção básica e hospitais, retaguarda do psiquiatra, apoio matricial, efetivando a continuidade do cuidado no território dos usuários.

Como passo importante no sentido do trabalho em rede, foi destacado que dos 12 municípios da região, grande parte tem conseguido realizar reuniões intersetoriais e estas têm tido bons resultados para que os municípios se articulem melhor. Foi lembrado que as discussões realizadas nos municípios para o preenchimento da matriz diagnóstica serão pensadas em âmbito regional e levadas à regional de saúde. Em seguida, os representantes dos municípios falaram sobre os serviços que possui em sua rede, ações realizadas e necessidades existentes – com base na matriz diagnóstica proposta pela portaria da RAPS.